« Home | Sobre a chuva em Porto Alegre » | Para começo de conversa »

YouTube bloqueado: algo tem que ser feito!

Peço desculpas por usar esse espaço para esse tipo de campanha, mas me parece um assunto muito sério e que requer a tomada de posicionamento.

Como vocês já devem saber há algum tempo, o acesso ao YouTube está sendo bloqueado no Brasil. A decisão da Justiça de São Paulo atende ao pedido de Daniela Cicarelli, modelo-manequim-atriz-apresentadora que teve recentemente cenas de um ato sexual perpetrado com o namorado numa praia espanhola espalhadas pela Web. Alegando invasão de privacidade e dano à imagem pública, ela processou alguns sites especializados em vídeos para tirarem do ar a material constrangedor. O YouTube aparentemente não colaborou tanto quanto ela e seus advogados gostariam, e a solução encontrada foi bloquear o acesso ao vídeo pelo site - o que só pode ser feito com segurança bloqueando o site inteiro.

Estou desde sábado de tarde sem conseguir acessar normalmente o YouTube. Uso o site não só para lazer, mas profissionalmente também - afinal, trabalho com vídeo e tenho até material meu disponibilizado por lá. Graças à genialidade de uma alpinista social e da mente iluminada de algum desembargador, não posso mais acessar um dos domínios mais emblemáticos quando o assunto é vídeo na Internet.

A questão é muito séria. Essa decisão estapafúrdia e delirante nos iguala ao Irã e à China, países criticados internacionalmente pelo cerceamento que fazem ao acesso dos cidadãos à Internet. Além disso, abre um precedente poerigosíssimo, gerando jurisprudência em um assunto que requer o máximo de cuidado. Trata-se, simplesmente, de CENSURA PRÉVIA - sob a alegação de que o acesso a um material ilegal deve ser vedado, bloqueia-se o acesso a todo o conteúdo. Se essa situação se perpetuar, logo podemos ter acesso negado a coisas muito mais sérias - e, de mais a mais, pensar que é a atitude de uma pessoa irresponsável flagrada pelas câmeras em atentado ao pudor que nos coloca à beira de uma situação absurda dessas é tragicômico, para dizer o mínimo.

Eu manifesto aqui não só meu repúdio, como meu boicote completo a essa situação. Primeiramente, é possível acessar legalmente o YouTube: a decisão da justiça não especifica a ilegalidade de navegação do site, mas somente a de acesso ao vídeo proibido. Assim, basta utilizar um proxy internacional e acessar o YouTube sem maiores problemas. Abaixo, um link do Linux Brasil que ensina como fazer isso no Firefox e no Opera:

http://br-linux.org/linux/bloqueio-como-acessar-youtube-censurado

Se optar por essa solução, lembre-se sempre de desabilitar o proxy após navegar no site - pois ele é totalmente monitorado, e mesmo senhas pessoais ficam registradas no log do mesmo. Há quem diga que simplesmente substituindo o 'www' por 'www2' ou 'www3' o acesso é possível - eu tentei e não consegui, mas de repente vocês têm mais sorte do que eu. Diz-se também que o uso do Google Accelerator (http://webaccelerator.google.com) funciona, mas esse eu não testei ainda.

Outra atitude - a qual eu sugiro a todos com entusiasmo - é o boicote à Daniela Cicarelli e aos produtos que ela vende ou dos quais ela participa. Há forte campanha pelo boicote às lingeries Hope (que tem a cidadã como garota-propaganda) e à MTV. Emails de protesto podem ser enviados a mtv.responde@mtvbrasil.com.br , e minha decisão é não consumir nada relacionado à MTV (programação de TV ou site, revista e demais artigos de merchandising) enquanto meu acesso ao YouTube não for regularizado.

A decisão judicial ainda está sustentada em liminar, de modo que logo o mérito deve ser julgado. Pessoalmente, duvido muito que as instâncias superiores do Poder Legislativo permitam a continuidade dessa aberração, que agride inclusive o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se refere à circulação livre de informações. De qualquer modo, a mobilização é fundamental na minha opinião, porque mexeram com uma coisa muito mais séria do que vídeos de sacanagem e domínios de Internet: a liberdade de acesso à informações, um dos pilares fundamentais de toda a atividade da Web e um dos principais motivos para ela ter tamanho potencial revolucionário.

Desculpem novamente esse tipo de manifestação, mas achei importante que ela fosse feita. Voltamos agora à programação normal.

ATUALIZAÇÃO: desde o início da tarde dessa terça feira, o YouTube voltou a seu funcionamento normal, e está novamente acessível sem restrições para os usuários brasileiros. A decisão veio em forma de liminar, e contou com o apoio do próprio desembargador responsável pela medida inicial, que considerou o texto final da primeira liminar "dúbio" e optou por revisar o processo. De qualquer modo, não é algo definitivo, e já se acenou com a possibilidade de uma nova "suspensão provisória" dos serviços do YouTube, que poderia durar "30 dias ou mais", até que todos os vídeos da modelo-manequim-atriz-apresentadora fossem retirados do ar. Seguimos atentos, e sigo sugerindo as medidas descritas no post acima - ou seja, ele vai continuar aí mesmo onde está, por enquanto.

Acho que concordo com você, só acho, no que diz respeito à questão "censura".

No resto..veja bem...ela não foi a primeira nem a última a ter uma praia como cenário para as fantasias quentes [geladas, porque o mar lá fora não é como aqui...Se bem que eu nem ví o vídeo..]. A "questã" é...ela pode ser uma alpinista social, mas ela, assim como eu, ou vc, tem também o direito ao minimo de privacidade. Daí você me diz: óquei Dani...se queria privacidade, que fosse para um quarto de Motel. Concordo. Plenamente, aliás. Mas, pessoa pública ou nào, é pessoa. O vídeo que foi gravado dela, e que fez sucesso com todos por ela ser famosa, poderia ser um vídeo feito de mim, ou de você, com pouco sucesso, mas exibido em motéis de quinta.

Ou seja, falei isso tudo para chegar à conclusão que eu sou muito indecisa!

:/

Tem como eu apagar o comentáro anterior? :(

Querido,

estive pensando. Sou contra a proibição de acesso ao youtube, no geral. Mas acho que realmente deveria haver uma maneira de barrar o tal vídeo. Mas isso, sabemos, quase impossível.

Bom...dando continuidade à sessão: as bizarrices que nossos juízes cometem, depois dá uma checada em dois links.

O Primeiro: http://drplausivel.blogspot.com/2007/01/nenencfalos.html

E a noticia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u130222.shtml


Beijinhos,

Dani

Jesus amado.
Assim eu até fico com medo da justiça brasileira =\

Igor,

acho que vc não foi o único a propor o boicote.

Dá uma olhada no que saiu no uol hoje.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u148.shtml

Postar um comentário